Doenças que Atingem o Sistema Imunológico


O sistema Imunológico é um mecanismo complexo que compreende o organismo para nos defender de invasores, ou melhor, doenças externas. Essas doenças ou invasores são conhecidos de bactérias, vírus, prozoários e fungos. Podem ser também elementos químicos como veneno e peçonha. O sistema Imunológico nos protege de todas esses fatores e similares.
Tipos de Mecanismos de Defesas
A defesa aparece em dois tipos de mecanismos, conhecidos como inatos e não específicos que são a acidez gástrica, proteção da derme, secreções como lagrimas entre outros. E o segundo tipo que seria sistema imunitário adaptativo que é uma ação seletiva e produção de anticorpos.  O sistema inato é um mecanismo de defesa, que tem como primor defasa não especificas. Um tipo de estratégias de defesas que podemos encontrar em seres multicelulares, mais primitivos que são encontrados em seres como plantas e fungos. Existem, também, sistemas de defesa de barreiras, como a pele que é uma forma de barreira. Essa barreira é conhecida como lipofílica construída por células mortas, com uma quantidade muito satisfatório de queratina, fibras e proteínas. Com essa barreira somos imunes a entrada  de microorganismos. As secreções criam microambiente hostil, impedindo o crescimento de bactérias e nos dando total segurança.  Outro meio, já comentado, é o ácido gástrico que é um das principais defesas do nosso organismo, protegem da invasão de bactérias vindas do intestino. Lagrimas e salivas possuem enzimas, que destroem a parede da célula das bactérias  e nos protegendo nosso organismo de uma maneira fácil e prática. O intestino é um local que contém algumas bactérias da microbiota, por isso é um local passivo para infecções e algumas doenças. O muco é outra maneira de detenção de bactérias, pois sequestra os invasores e contém anticorpos.
Doenças Resistentes
Existem, como vimos, muita proteção em nosso organismo, de várias maneiras podemos nos proteger de diversas doenças e trata-las com muita pratica e naturalidade, porém segue aqui algumas doenças que atingem o sistema imunológico:
·         Artrite Reumatóide
·         Dermatite Herpetiforme
·         Febre Familiar do Mediterrâneo
·         Glomerulonefrite Membranosa
·         Doença de Graves
·         Lupus Eritematoso Sistêmico  
·         Penfigóide Bolhoso
·         Penfigo
·         Púrpura Trombocitopênica Idiopática
·         Doença Enxerto-Hospedeiro
·         Hipersensibilidade
·         Hipersensibilidade
·         Ataxia Telangiectasia
·         Imunodeficiência Combinada Severa Púrpura Trombocitopênica Trombótica