Crianças lidando com dinheiro


Daremos agora algumas dicas que podem ser muito úteis para você ensinar seu filho a lidar com o dinheiro. Veja algumas dicas de como você pode orientar seu filho com relação ao dinheiro.

2 anos de idade: dê o dinheiro nas mãos de seu filho para pagar uma conta pequena. Sendo que a criança começa a pedir coisas, entender a função do dinheiro é essencial para que a mesma tenha uma visão realista do que é o dinheiro. Fazer isso fará com que ela entenda que é importante não desperdiçar dinheiro.

3 aos 5 anos: é preciso ensinar a criança a associar o barato e entender que o dinheiro não compra tudo. A partir dos cinco anos dar uma mesada de cinco reais a ele por semana pode ser uma maneira de ensinar seu filho sobre como deve usar o dinheiro. Ajude seu filho a fazer um planejamento com aquilo que pretende gastar e o ajude a controlar o gasto para que ele aprenda a importância de controlar o dinheiro que tem em mãos.

12 anos: a criança já se apercebe de que o dinheiro não é uma coisa que é possível de ser conseguida com muita facilidade, e percebe também que, se não gastar dinheiro com besteiras podem conseguir algo bem melhor. Estipular um valor para mesada e dar ao adolescente mensalmente é uma forma de ver como ele se comporta em relação ao dinheiro, isso será benéfico porque ele perceberá que, se quiser algo melhor não deve gastar com besteiras.

A educação financeira é uma das coisas que precisa ser levada a sério desde bem cedo, porém de acordo com a idade e com a maturidade de seu filho, você pode ensinar coisas sobre dinheiro a ele que terão muito valor ao longo de sua vida, fazendo com que ele cresça entendendo que o dinheiro é uma das coisas que precisa ser usada com cautela para que se possa ter algo que realmente valha a pena.