Corpo humano pulmão

Corpo humano pulmãoO ser humano é contituido por dois pulmões que são orgãos do Sistema Respirátorio. Responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue, sua consistência é esponjosa medindo cerca de 25 cm de comprimento ,têm forma de pirâmide com a base descansando sobre o Diafragma, compõe de numerosos lóbulos, dos quais contém os alvéolos, que são dilatações terminais dos brônquios,ou seja, as pleuras são membranas que recobrem os pulmões e os fixam na cavidade torácica.

O pulmão direito é maior devido ter três lobo ao invez de dois como o esquerdo. Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio , esse processo é chamado de “inspiração”.

Os pulmões representam os órgãos essenciais da respiração. Enquanto os outros órgãos respiratórios, na verdade, têm a tarefa de fazer chegar o ar aos pulmões, é neles que se realiza a transformação do sangue venoso rico em carbonico em sangue arterial rico em oxigênio.